COMO EVITAR A PERDA DA PERFORMANCE ESPORTIVA?

COMO EVITAR A PERDA DA PERFORMANCE ESPORTIVA?

Como evitar a perda da performance esportiva? 

Durante o isolamento social na pandemia de Covid-19, muitas pessoas evitam praticar atividades físicas. Outras ainda costumam treinar em casa, mas em menor intensidade. Com isso, surge a dúvida: como evitar a perda da performance esportiva? 

A ajuda de um personal trainer, de professores de musculação e técnicos é um grande incentivo para manter o rendimento. No entanto, sem o incentivo de um local e de pessoas qualificadas, é mais difícil de se motivar a praticar atividades físicias.

Por isso, confira essas dicas para cuidar da sua saúde e não deixar o isolamento social e a pandemia afetarem a sua saúde. Seguindo práticas simples, você cuida da sua saúde e mantém o bem estar do seu organismo.

O que acontece quando não treinamos na mesma intensidade? 

Caso não mantenha a mesma frequência de treinos, o que é comum durante a pandemia, seu corpo perderá o preparo inevitavelmente. Com isso, os sinais costumam ser: redução do tempo de alcance da exaustão, queda do consumo máximo de oxigênio (VO2) e aumento da frequência cardíaca máxima alcançada.

Com a falta de exercícios, o tempo de alcance da exaustão diminui, há uma queda no condicionamento aeróbico, perda de velocidade, força muscular, flexibilidade e coordenação. Também pode ocorrer o aumento da gordura corporal. 

Como fazer para evitar a perda de condicionamento físico, em casa ?

Durante o isolamento social a perda de performance esportiva é uma das consequências prováveis.

Por isso, você pode investir em outras soluções para minimizar o descondicionamento. Dessa forma, busque ficar ativo em casa, praticando, ao menos, 30 minutos de atividade física diária. 

Você pode usar aplicativos, vídeos e aulas on-line com profissionais de educação física para não deixar de se exercitar. Tente ainda correr ou caminhar em sua rua e quarteirão para também sair ao ar livre. 

Para isso, sempre mantenha as mãos limpas lavando antes de sair de casa, fazendo uso do álcool em gel durante e depois da saída. Ainda que seja perto da sua residência, o uso da máscara correta para prática de esportes é fundamental, cuide da sua saúde e segurança de todos!

Posso recuperar a performance esportiva após a pandemia? 

Existem momentos em que o atleta ou praticante precisa ficar um período sem treinar. Isso pode ser devido a uma lesão, falta de tempo ou outra dificuldade. Se isso já aconteceu com você, foi normal notar um desempenho inferior ao de antes, certo?

Sendo assim, não se cobre o mesmo condicionamento de antes. Tenha em mente que sua capacidade aeróbica reduzirá e você não poderá continuar com a faixa de frequência cardíaca de antes, devido ao fato de que estamos em uma situação atípica de realidade.

Fora isso, ao voltar com seus treinos depois de um tempo parado ou com práticas menos intensas, sua força e velocidade não serão as mesmas. Ainda assim, procure não se frustrar e entenda que a pausa ou redução foram necessárias diante do cenário de pandemia. 

Então, reconheça esse novo status, assim você pode avançar e recuperar sua performance. Como você começou com menos condicionamento e aumentou com o tempo, terá que seguir esse processo novamente. 

Como evitar o cansaço excessivo e lesões na volta aos treinos?

A recuperação física será na progressão gradual dos treinos. Jamais tente forçar seu corpo além do que ele suporta naquele momento, diante do descondicionamento. Esse cuidado evitará lesões e a paciência será sua grande aliada.

O suporte de um profissional faz toda diferença nesse momento. Afinal, esse especialista é capacitado para oferecer os desafios que você suporta de acordo com seu condicionamento atual, mas sempre buscando aumentar a intensidade. 

Por isso, comece aos poucos e nunca inicie com a mesma duração e dificuldade que teve antes de ficar descondicionado. Aumente sua frequência gradativamente, sempre acompanhando o que o profissional de Educação Física recomenda. 

Com essas práticas você consegue evitar o cansaço excessivo e machucar sua musculatura na volta aos treinos. Seja cuidadoso com seu corpo, mantendo o foco no progresso contínuo. 

Quais cuidados seguir nos treinos para recuperar o condicionamento físico?

Se você já pratica atividades físicas há muito tempo, sabe que é preciso seguir recomendações no pré e pós-treino, certo? Além dos exercícios é importante manter um plano alimentar saudável. 

Cada pessoa apresenta necessidades nutricionais e calóricas diferentes. Por isso, não adianta seguir o que outro atleta ou praticante faz, sem entender o que é ideal para o seu corpo.

 

Dicas gerais 

Há cuidados que são gerais e importante levarmos como referência. Por exemplo, no pré-treino, sua refeição deve ter uma proteína com boa digestão e ser rica em carboidratos (purê, arroz, macarrão e frango grelhado).

Dê preferência para carboidratos de baixo a médio índice glicêmico de 40 a 60 minutos antes da prática como: banana, morango, pêra etc.

Já no seu pós-treino, busque fazer suas refeições o mais próximo possível do final da atividade física. Isso evita a perda de massa magra. Opte também por carboidratos de alto índice glicêmico (mel, batata, arroz etc) com fontes de proteínas, como carnes magras e queijos. 

 

Atenção

É importante destacar que apenas seu nutricionista pode fazer uma dieta apropriada para o seu perfil. As referências alimentares são apenas para você usar como base e entender o que o corpo precisa antes e depois de treinar.

Então, seguindo as dicas de sobre como evitar a perda de performance esportiva, você pode ter o seu corpo em dia. Mantenha sua Safe Sport e álcool em gel sempre por perto e a sua saúde e qualidade de vida podem andar lado a lado em sua rotina.