Qual a importância de beber água?

Beber água é essencial para nossa saúde

Você entende a importância de beber água para vida humana?

Que tal descobrir um pouco mais sobre o assunto?

Assim que ingerimos água, a mesma se dissolve entre células, músculos, órgãos e sangue, compondo e protegendo os tecidos corporais; seu benefício provém desde absorção dos alimentos até eliminação dos resíduos.

Além disso, ocorrem reações químicas que convertem os nutrientes em energia. Fator essencial principalmente para os praticantes de esportes.

O que gera dúvida apesar da grande gama de informação disponível, é a forma correta de se hidratar, que segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte varia de acordo com peso, intensidade de exercícios realizados e ambiente.

Neste artigo descreveremos aspectos para lhe ajudar na forma correta de se hidratar, seja no dia a dia ou se exercitando.

Boa leitura!

 

Importância de se hidratar

Beber água para se hidratar faz parte do processo fisiológico de ingestão do corpo para que o mesmo não entre em colapso. 

*A falta de hidratação diminui o fluxo sanguíneo, que diminui a quantidade de oxigênio, causando dores de cabeça; gera prisão de ventre em consequência da digestão mais lenta; provoca dores nas articulações que ficam mais intensas em decorrência de movimentos como a corrida;

Além de poder causar infecções urinárias, que prejudicam os rins na eliminação das toxinas, pele seca, tendo como sintoma a falta de suor, cansaço e sonolência pelo “empréstimo” de água que o organismo proporciona ao sangue acarretando na falta de oxigênio;

Podendo também em quadros mais graves levar à morte por conta da desidratação.

Vale salientar que no inverno a hidratação deve seguir os padrões de dias quentes. Pois, é natural termos a percepção da não necessidade de água pela pouca transpiração corporal.

Ciente da importância de beber água vale relembrar os benefícios diretos no organismo:

  • Manutenção interna do corpo — hidratar os órgãos, em conjunto com a baixa temperatura interna facilitando a circulação de oxigênio no corpo.
  • Evita Pedra no rim — conhecido também como cálculo renal, a água beneficiará este órgão com a hidratação correta evitando o surgimento das “pedras”.
  • Perda de peso — É comprovado cientificamente que água auxilia na perda de peso trazendo sensação de saciedade principalmente antes das refeições, pois, ingere-se menos calorias.
  • Ajuda o cérebro — Este órgão funciona como uma espécie de esponja e fica suscetível às variações da hidratação, isto quer dizer, menos hidratado funciona lentamente, mais hidratado os neurônios funcionam corretamente, automaticamente o órgão trabalha melhor.
  • Reduz risco de ataque cardíaco — A ingestão diminui a pressão sanguínea não exigindo uma maior movimentação das artérias.
  • Pele jovem — É constatado na prática que a boa hidratação evita ressecamento e fragilidade da pele se tornando mais resistente aos sinais da idade.

Um recurso tecnológico para auxiliar na lembrança e importância de se hidratar são aplicativos grátis e pagos disponíveis nas lojas virtuais que auxiliarão neste objetivo.

 

Hidratação durante exercícios físicos

A hidratação é essencial para manter a circulação sanguínea nos parâmetros ideais durante os exercícios físicos como os pós treino.

Da mesma forma auxilia na prevenção de infecção urinária; auxilia na absorção de nutrientes e glicose; coloca o rim para trabalhar trazendo saciedade contribuindo para o emagrecimento.

Durante a prática do exercício físico é causado um “stress” térmico provido do calor, portanto, a hidratação durante a prática abranda o déficit hídrico não induzindo o praticante a desidratação.

Portanto, estudos como do Colégio Americano de Medicina do Esporte estipula orientações gerais neste quesito: 

  1. Pré-treino — ingestão de 500 ml de água duas horas antes do treino. É o tempo da água ser absorvida caindo na corrente sanguínea, para que o sistema urinário elimine o excesso de líquido.
  1. Durante o exercício — ingerir de 200 a 250 ml a cada 20 minutos de atividade, seja em musculação, treino aeróbico ou funcional ao ar livre.
  1. Pós treino — Repor 150% da água perdida no corpo nas primeiras 6 horas após o esforço feito. 

 

Como se hidratar corretamente?

É sabido a importância de beber água, de seus benefícios, e quantidades durante o dia ou nas atividades físicas como já elencado aqui no artigo.

Portanto, se hidratar corretamente parte de um dos elementos sendo as categorias de águas viáveis para hidratação.

. Água potável 

. Água mineral

. Água doce 

. Água filtrada

Ainda neste aspecto de hidratação correta, existe outro elemento que é o quanto de água deve-se ingerir por dia, seja se exercitando ou não.

Portanto, estudos de grandes institutos se baseiam na medição da quantidade de peso corporal e esforço na atividade física.

Pois, quanto mais peso, mais tecidos, mais células e consequentemente maior quantidade de água. O mesmo ocorre com o raciocínio inverso.

Na prática, segundo dados do Colégio Americano de Medicina do Esporte mede-se:

  • 33 ML x Peso — Para pessoas que não se exercitam durante o dia. Por exemplo: um homem com 85 quilos ingere 33 ml correspondente ao peso, multiplicando, dará 2,8 litros de água por dia.
  • 45 ml x Peso — Para pessoas que se exercitam durante o dia. Por exemplo: homens 85 quilos ingerem 45 ml correspondente ao peso, multiplicando, dará 3,8 litros de água por dia.

Estes cálculos do Colégio Americano de Medicina do Esporte contam com pesquisas recentes e correspondentes à realidade de cada indivíduo que pretende se hidratar corretamente.

A importância de beber água está ligada à sobrevivência humana, à manutenção do organismo e à melhor qualidade de vida e saúde.

Beba água!