Embaixadora Safe Sport - Dra. Caroline Nagano - Cardiologia e Medicina Esportiva

A Dra. Caroline Nagano é médica especialista em Cardiologia, Medicina Esportiva e Clínica Médica e tem entre os focos de sua atenção profissional a prevenção das doenças cardiovasculares típicas, para uma melhor qualidade de vida, e um envelhecimento ativo e saudável, além de ser Embaixadora da Safe Sport e levar conteúdo relevante e informativo.

Poder ajudar as pessoas a se manterem saudáveis ou a recuperarem seu bem-estar é a sua meta.

Como possui uma abordagem diferencial fundamentada em ouvir o paciente e se colocar no lugar dele para uma melhor compreensão e tomada de decisões. Busca a satisfação de seus pacientes através de consultas com duração suficiente para abordar as queixas, esclarecer as dúvidas e permitir uma avaliação clínica integral, apoiada na aplicação das mais modernas e apropriadas técnicas médicas disponíveis.

 

O que é a Medicina Esportiva?

A Medicina Esportiva é a especialidade médica que estuda a influência do exercício físico ou a falta dele na saúde das pessoas, sejam elas sadias ou doentes, iniciantes ou atletas.

Tem como objetivo tratar, prevenir, reabilitar, melhorar o condicionamento físico, aprimorar a performance esportiva ou ajudar na mudança corporal.

Já está bem definido e comprovado por estudos científicos, que a prática de exercícios físicos regulares traz inúmeros benefícios para a saúde, dentre eles a redução da mortalidade, a prevenção das principais doenças crônicas, a melhora da qualidade de vida tanto de pacientes saudáveis quanto de pacientes com câncer, doenças cardíacas, pulmonares, ortopédicas, etc.

A especialidade é reconhecida mundialmente há bastante tempo, inclusive no Brasil, embora tenha ganhado mais visibilidade nos últimos anos.

Como o médico do esporte pode me ajudar?

Com o conhecimento da Medicina Esportiva, o médico faz uma avaliação individual completa de todos os fatores vinculados ao exercício físico para um aproveitamento diferenciado e eficaz desta atividade.

"Não somos iguais e nem diferentes, somos únicos"

Devemos respeitar a individualidade biológica e entender que as pessoas têm características genéticas diferentes, com rotinas de vida que sofrem influências comportamentais, nutricionais, emocionais, econômicas e relacionadas ao trabalho também desiguais.

Portanto, o papel do médico do esporte como educador em saúde, deve ser considerar a realidade e a rotina de cada um.

Além disso, ele pode lhe auxiliar nas seguintes áreas:

  • Exercícios Físicos e Saúde
  • Avaliação Global de Praticantes de Exercícios 
  • Otimização de Resultados
  • Bioimpedância

Medicina do Estilo de Vida

Você sabia que cerca de 80% das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, infarto, câncer e demência poderiam ser evitadas com pequenos ajustes nos seus hábitos de vida?

Hábitos esses que te levarão a ter uma vida com mais saúde, disposição, qualidade e que podem retardar o surgimento de doenças genéticas ou controla-las mais facilmente.

Essa nova abordagem da medicina vem com o olhar muito mais para saúde do que para tratamento de doenças. Isso não é interessante?

Nos Estados Unidos esse movimento existe há bastante tempo e no Brasil vem ganhando forma nos últimos anos.

"Feliz de ter me encontrado em minha profissão, orientando as pessoas através de uma abordagem cientifica a ter um estilo de vida saudável para não somente prevenir, tratar e reverter as principais doenças crônicas da atualidade como para aumentar seu bem estar e qualidade de vida." afirma Caroline Nagano.

Como funciona?

Ela centra na ideia de que para uma boa saúde se faz necessário ter o equilíbrio entre 6 pilares: alimentação, sono, manejo de estresse, bons relacionamentos, controle do uso de substancias tóxicas e atividade física.

Nessa abordagem contemplamos:

  • Auxiliar na mudança de comportamento
  • Incentivar e empoderar o paciente de que ele é ativo no processo de saúde e pode ir em busca disso.
  • Orientar nas escolhas saudáveis de estilo de vida
  • Atuar na causa das doenças, com possibilidades de suspensão de medicamentos.
  • Permitir que o corpo se proteja e se cure.
  • Dar o exemplo.

Conheça mais sobre os 6 pilares de acordo com o Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de vida:

1. Nutrição
2. Atividade Física
3. Sono
4. Álcool
5. Manejo do Estresse
6. Relacionamentos

 

Conheça a Medicina do Estilo de Vida, que atrai cada vez mais especialistas no Brasil

Tanto na Cardiologia como na Medicina Esportiva é mostrado ao paciente que a mudança de habito se faz necessária atualmente e ela que fara você se sustentar no resultado.

Não somente deseje ter mais saúde, como vá em busca disso.

 

Dra. Caroline Nagano
Cardiologista - RQE 55136
Médica do Esporte - RQE 77291

Conheça mais sobre a Dra. Caroline Nagano em seu canal do YouTube

 

E-book GRATUITO sobre Medicina Esportiva

Saiba como essas atitudes vão contribuir com uma qualidade de vida melhor baixando este material preparado com dicas de saúde, esporte e muito mais!