IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL NA PRÁTICA ESPORTIVA

IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL NA PRÁTICA ESPORTIVA

É comum saber sobre os benefícios que a prática de esportes desempenham para a qualidade de vida. No entanto, caso sejam realizados de maneira inadequada estes mesmo exercícios podem implicar em lesões e complicações sérias para a saúde.


Por isso, seja qual for a atividade física ou prática esportiva, que envolva alta performance deve ter o acompanhamento de um profissional.


Além das orientações adequadas, contar com o acompanhamento de um profissional assegura que você possa se valer dos seguintes benefícios.

  • Redução na incidência de lesões

As lesões são praticamente inerentes à prática esportiva. Se você faz alguma atividade física, cedo ou tarde você irá sofrer uma lesão. Evidente que este risco é minimizado com a orientação de um profissional, ainda assim, ele existe.


No entanto, se ocorrer alguma lesão, a avaliação de um profissional será importante para você ter uma compreensão melhor do que acarretou tal fato, assim você pode realizar as correções necessárias e evitar a repetição deste fatídico momento.

  • Melhora o seu condicionamento físico

Há quem busque a prática esportiva com a intenção de aprimorar o seu condicionamento físico. Como tal questão está relacionada diretamente a funções musculares, respiratórias e cardiovasculares, estes aspectos necessitam ser trabalhados durante a atividade.


Um profissional habilitado pode analisar qual função deve ser priorizada durante a atividade.  Assim como, pode apontar qual preparação você deve realizar para garantir um condicionamento físico melhor. Isso diminui os riscos de lesões, promove mais disposição para as demais tarefas diárias e oferece uma série de benefícios à saúde.

  • Alinha a atividade esportiva com a meta desejada

É relativamente comum as pessoas realizarem uma atividade física com uma meta em mente e não atingirem os resultados desejados, ainda que se empenhem. Essa relação ocorre porque existe uma disparidade em relação à modalidade adotada e a meta desejada.


Um profissional de educação física consegue analisar qual é a melhor modalidade para que você alcance os seus objetivos de maneira mais rápida e eficiente. Tudo isso aliando o seu interesse com o esporte que mais se adequa às suas possibilidades. Seja por questões relacionadas a proporções físicas, limitações estruturais, tempo ou valores.

  • Assegura uma motivação extra

O simples fato de contar com um profissional, garante uma motivação extra na hora de realizar alguma prática esportiva. Dessa forma, ele consegue fazer com que você alcance resultados melhores muito mais rapidamente do que quando comparado a alguém que opta por uma prática autodidata.


Além desta vantagem em relação ao aprendizado, o profissional também é responsável por realizar adequações de modo que a atividade não se torne monótona. Com isso, proporciona novos desafios, além de criar situações estimulantes e encorajadoras para que você não desista dos seus objetivos.

  • Garante resultados reais e concretos

Um educador físico também garante que os resultados obtidos com o seu esforço durante a prática esportiva sejam algo concreto e aplicável. Ou seja, realiza todas as adequações didáticas e físicas do seu corpo para que ele responda melhor às condições impostas.


O profissional irá alinhar a didática dos movimentos a proporções de equilíbrios físicos do seu corpo. Assim, trabalhando os músculos que implicam em resultados melhores para o seu desempenho. Logo, evita que a sua energia seja desperdiçada sem que os resultados sejam alcançados.


Para que todos esses benefícios sejam realmente possíveis, é importante que uma avaliação completa seja realizada por um profissional.  Antes das orientações, uma consulta prévia onde uma análise é realizada para montar o plano de atividade e também para que metas em curto, médio e longo prazo sejam estabelecidas.


Caso você não possua nenhum tipo de intimidade com a prática de atividades físicas, é sempre recomendável uma avaliação médica prévia. Então, esses exames clínicos e laboratoriais podem indicar que você está apto a realizar atividades físicas e praticar esportes sem que a sua saúde seja colocada em risco.


Um profissional irá te manter devidamente orientado e focado nas suas atividades, mas, ainda assim, ficar seguro depende de você. Por isso, confira as opções de máscaras disponíveis na Safe Sport.


Veja também as máscaras personalizadas. Não deixe de visitar o blog da Safe Sport para se manter informado.