CONSUMO DE PROTEÍNA NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

CONSUMO DE  PROTEÍNA NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

Todo mundo que já passou ou está passando por um processo de emagrecimento pode perceber que a maior parte dos alimentos consumidos durante o dia são do grupo das proteínas. Mas porque isso acontece?

Para isso, primeiro vamos conhecer um pouco as proteínas: é um macronutriente constituído por uma ou mais cadeia de aminoácidos. É um nutriente essencial ao corpo humano, responsável por seu crescimento e manutenção, e constitui a fundação dos tecidos do corpo, além de ser uma excelente fonte de energia.

Porque a proteína é o principal grupo consumido nas dietas para emagrecimento?

  • Em dietas de emagrecimento, devido ao baixo consumo calórico, o corpo irá diminuir as taxas de síntese de proteínas musculares, logo, ela passa a ser fundamental, para manter a massa magra
  • Possui alto grau de saciedade, por isso, é tão utilizada

A necessidade dietética irá variar de acordo com a idade, estado nutricional, patologias de base, objetivos do indivíduo e atividade física realizada paralelamente.

As principais fontes de proteína são:

  • Animais: carne (vaca, frango, peixe), ovos, leite
  • Vegetais: leguminosas (soja, lentilha, feijão), nozes e castanhas, sementes (abóbora, girassol)

Ainda temos os suplementos proteicos como whey, barra de proteína que acabam sendo uma opção rápida e fácil de transportar.

Porém o consumo de proteína não pode ser exagerado, por isso, é sempre importante o acompanhamento de um profissional (nutricionista ou nutrólogo) para orientações sobre a sua necessidade diária.

Por Nathalia Altieri, Médica formada pela Fundação Serra dos Órgãos, com residência médica em pediatria pelo Hospital Carmino Caricchio. Possui título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Pós graduada em Nutrologia pela ABRAN.