Perguntas Frequentes

1- As autoridades de saúde recomendam a utilização de máscaras para a prática de atividades físicas?

R: Sim! As principais autoridades de saúde internacionais e nacionais recomendam o uso de máscaras para a prática de exercícios. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício (SBMEE), endossou essa recomendação em informe publicado em 01/06/2020.

2- O uso de máscara atrapalha o rendimento durante a prática de atividades físicas?

R: A máscara cria, inevitavelmente, uma barreira física entre nossa via respiratória e o ar ambiente. Desta forma, o material utilizado em sua parte frontal é determinante para o nível de obstrução tanto na inspiração quanto na expiração. A tecnologia 3D Safe da Blackbird, com tela Aero, torna o acessório altamente respirável, diminuindo o impacto na performance do atleta.

3- A máscara escorrega do rosto durante o exercício?

R: Isso acontece com a maioria das máscaras durante a prática de atividade física. A Blackbird resolveu esse problema com um sistema duplo de regulagem elástica no pescoço e na cabeça, sem nada em volta das orelhas, e clip nasal que ajudam na aderência do acessório a cada formato de rosto.

4- O suor e a formação de bolsa de ar causam desconforto?

R: A Blackbird possui 2 elementos diferenciais em comparação a outras marcas, (1) seu design firme e anatômico rente ao rosto e (2) sua camada frontal aerada. Ambos combinados proporcionam uma alta “respirabilidade” do acessório, facilitando a expulsão do ar, minimizando a retenção de vapor na parte frontal e retardando a formação de umidade. Sua estrutura em Neoprene 1mm também auxilia na evaporação mais rápida do suor em sua base. Veja aqui depoimento sobre essa questão de umidade, em um treino de 21K.

 5- É verdade que o uso de máscara durante exercício físico pode ser perigoso, pelo fato de respirarmos o ar expirado que acaba ficando “preso” nela e, portanto, com muito gás carbônico?

R: Não há comprovação científica de que, com a máscara, se “retém CO2” e que esta suposta retenção e sua consequente reinalação traria riscos à saúde do usuário praticando exercícios. Embora a máscara possa criar uma barreira para a respiração, a permuta de gases inspiratórios e expiratórios ocorre, com uma eventual retenção de CO2, entre ela e o rosto, sendo pequena e insuficiente para provocar um desequilíbrio importante no processo de trocas gasosas pulmonares. De toda forma, a Blackbird, devido às características expostas na pergunta 4, evita o acúmulo de ar em sua parte frontal.

6- Posso usar a Blackbird no meu dia a dia, para trabalhar, ir às compras, etc?

R: Pode! Sem restrições. A Blackbird foi desenvolvida para a prática de atividades esportivas, mas seu resultado foi tão positivo no quesito conforto que ela se adapta às demais situações do dia a dia. 

7- A máscara pode ser usada por quanto tempo?

R: A máscara deve ser usada por um período máximo de duas horas, depois desse período, é recomendada a sua troca. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa tenha pelo menos duas máscaras para poder intercalar o uso.

8- A Blackbird atende as novas recomendações da OMS, publicadas em 05/06/2020, para a confecção de máscaras?

R: Sim a Blackbird atende! A principal recomendação foi referente à camada frontal, que deve ser tripla: uma camada externa, com material resistente à água; uma camada mais interna, que absorva a água; e uma intermediária, para agir como um filtro.

9- Quais cuidados devo ter com minha Blackbird para uma melhor conservação e higienização? 

R: Preparamos uma página específica para o tema. Lá você encontrará dicas de utilização, conservação e higienização de sua Blackbird. 

Clique aqui e garanta já a sua Blackbird.