SEDENTARISMO

SEDENTARISMO

Definido como a falta ou diminuição da atividade física ou esportiva. Com as evoluções da vida moderna e a rotina das pessoas cada vez mais agitada, a atividade física vem sendo cada vez mais colocada de lado e com isso, o sedentarismo atualmente é um problema de saúde publica. 

No Brasil, estima-se que 46% da população seja sedentária e ainda estima-se que o sedentarismo seja causa de 14% das mortes em nosso país.

É considerado sedentário, o indivíduo que não gasta 2.200 cal/semana ou 300 cal/dia com atividade física.

As consequências do sedentarismo são bem conhecidas: perda da força física, atrofia muscular, surgimento de doenças como o diabetes tipo 2, obesidade, e em casos mais graves, pode levar a morte súbita.

Pequenas atitudes podem ajudar no combate ao sedentarismo, como não usar o carro para pequenas distâncias, não usar elevador para subir ou descer poucos andares, não utilizar escadas rolantes.

Portanto, procure profissionais capacitados para lhe ajudar a combater o sedentarismo.

Por Nathalia Altieri - Médica formada pela Fundação Serra dos Órgãos, com residência médica em pediatria pelo Hospital Carmino Caricchio. Possui título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Pós graduada em nutrologia pela ABRAN.