PERDA DE PESO E EMAGRECIMENTO SÃO A MESMA COISA?

Homem subindo na balança, tentativa de emagrecimento

Muita gente acha que perder peso e emagrecer são a mesma coisa, porém são conceitos totalmente diferentes.

A perda de peso consiste na diminuição do valor que aparece na balança, porém, ele pode ocorrer por diminuição de gordura, massa magra ou água. Muitas vezes, um indivíduo esta diminuindo o peso às custas de perda de massa magra (o que não é bom) e aumentando a porcentagem de gordura (o que é péssimo) e acaba ficando feliz porque o que apareceu na balança foi a redução do peso.

O emagrecimento consiste na diminuição do percentual de gordura, podendo manter ou aumentar a massa magra. Isso acaba frustrando muitas pessoas no começo da dieta, pois ela não observa a redução do valor da balança e é muito comum pois, geralmente as pessoas que iniciam o processo de emagrecimento, passam a frequentar a academia e com isso, passam aumentar o percentual de massa magra.

Daí a importância de se fazer dieta e suplementação com orientação, para entender o processo pelo qual seu corpo está passando.

Por Nathalia Altieri - Médica formada pela Fundação Serra dos Órgãos, com residência médica em pediatria pelo Hospital Carmino Caricchio. Possui título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Pós graduada em nutrologia pela ABRAN.