CUIDADOS PARA A CORRIDA DURANTE A PANDEMIA

CUIDADOS PARA A CORRIDA DURANTE A PANDEMIA

3 cuidados para a corrida durante a pandemia

Fazer exercícios físicos é ótimo para a saúde e para manter a disposição. Por isso, é essencial manter essa prática na sua rotina. No entanto, com o cenário da Covid-19, há muitas dúvidas em torno desse hábito. Afinal, como fica a nossa segurança durante a corrida na pandemia?

Há diversas atividades que podem ser feitas em casa, mas correr ao ar livre é mais prazeroso. Por isso, entender melhor o que fazer diante dessa realidade é o primeiro passo para uma adaptação progressiva.

Assim, você não deixa de fazer o que gosta, mas também não coloca nenhuma vida em risco. Então, acompanhe as dicas e cuidados com a corrida enquanto ainda for necessário o distanciamento social.

Devo praticar exercícios físicos durante a pandemia?

Essa é uma pergunta muito comum em meio a um panorama de instabilidade. A resposta é que, sim, é importante continuar as práticas de atividades mesmo na pandemia. No entanto, é essencial observar as leis decretadas e as normas de biossegurança.

Afinal, exercícios como a corrida e a caminhada são muito benéficos para a saúde. Então, quem já é adepto pode sentir falta dessa movimentação, ainda mais em um período no qual a recomendação é evitar aglomerações. 

A atividade física trabalha o corpo e ajuda no relaxamento mental. Também é muito positiva no aspecto emocional, já que libera hormônios como a endorfina, a adrenalina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, bem-estar e disposição. 

O ideal é continuar a correr, caminhar, malhar etc, mas sempre lembrando de se proteger com os cuidados recomendados. Assim, você mantém o seu autocuidado em dia, mas sem colocar a sua saúde ou a dos outros em risco. 

Fazer atividades físicas ao ar livre na pandemia é seguro?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) deu seu posicionamento sobre as atividades físicas ao ar livre. O indicado é sempre evitar locais com muitas pessoas, para reduzir as chances de transmissão do coronavírus. Por isso, correr é permitido, sim, contando que se respeite o espaço de, ao menos, dois metros dos outros praticantes.  

Sendo assim, utilizando essa mesma lógica, o melhor é escolher períodos e locais com menor movimentação. Dessa forma, manter a distância segura será mais fácil e você não corre o risco de acabar em uma concentração de pessoas repentinamente. 

Se você já tem um local próprio para as suas práticas, com certeza esses cuidados estão sendo gerenciados. Caso pratique por conta própria, veja parques, praças e ruas perto da sua casa em que possa correr ou caminhar sem precisar estar em um grande movimento de pedestres.

O importante é conciliar a sua qualidade de vida e a saúde também, sem expor ninguém a perigos desnecessários. Com atenção e seguindo as recomendações da OMS, você pode continuar a treinar ao ar livre sem grandes preocupações. 

Quais são as recomendações da OMS para corridas durante a pandemia? 

A OMS também apresenta sua lista de recomendações durante as atividades físicas na pandemia de Covid-19. Portanto, fique atento para lavar as mãos com sabão e água em abundância antes de sair. 

Fora isso, use álcool gel durante a sua prática e assim que você voltar para casa. Como é comum transpirar durante o exercício, você pode querer passar a mão no rosto e próximo ao nariz. Isso traz maiores chances de contágio com o vírus. Então, tenha as mãos sempre limpas. 

Outro ponto que a Organização Mundial da Saúde afirma é que se o praticante estiver com sintomas suspeitos, o melhor é não sair ao ar livre. Ou seja, caso apresente febre, dificuldades para respirar e tosse. 

Fique atento também para o distanciamento mínimo. Ele é efetivo para aqueles que se exercitam com aparelhos e em pouco movimento. Já correndo, caminhando ou pedalando, isso pode ser mais complicado. Por isso, mantenha sempre máscaras para praticar esportes.