COMO O ESPORTE INFLUENCIA NA SAÚDE MENTAL

COMO O ESPORTE INFLUENCIA NA SAÚDE MENTAL

Além do amplo conhecimento da importância que a prática de esportes desempenha para a saúde física das pessoas, mas sempre lembrando da obrigatoriedade da utilização de máscaras em tempo de pandemia, a influência da prática na saúde mental também deve ser considerada.


Caso você ainda não tenha se convencido da importância do esporte para a saúde mental, confira abaixo alguns pontos relevantes onde a prática influencia diretamente.

  • Praticar esportes melhora o seu humor

Qualquer atividade física despeja no organismo uma descarga de felicidade e uma sensação de relaxamento posterior à prática. Essa condição é promovida pela produção de endorfina que ocorre durante a prática esportiva, um neuro-hormônio produzido pela glândula hipófise no cérebro que proporciona essa sensação de bem-estar.


Esportes coletivos também asseguram uma interação social mais dinâmica, competitiva e prazerosa. Logo, proporcionam um momento de lazer extremamente importante.

  • Praticar esportes melhora a concentração

Ao realizar uma atividade esportiva o indivíduo exercita não só o corpo, mas também funções mentais importantes. Entre elas: o bom senso, pensamento crítico, aprendizado, julgamento e tomada rápida de decisões. Com isso, questões importantes no cérebro também são trabalhadas, em especial a memória, que se beneficia das ligações cognitivas que são formadas durante as atividades.

  • Praticar esporte melhora os níveis de estresse e combate a depressão

Não é incomum encontrar alguém que se livrou da depressão realizando atividades físicas e praticando esportes. Além dos já relatados efeitos da endorfina e interação social, a concentração necessária para o momento faz com que demais questões sejam tratadas como secundárias, ao menos por algum momento.


Um momento de lazer, onde os problemas diários são esquecidos por um breve período, acompanhado de uma descarga de endorfina e de uma prolongada sensação de relaxamento são efeitos que não podem ser obtidos com a administração de nenhum tipo de medicamento. Por isso, não podem ser ignorados.

  • Praticar esportes melhora a rotina de sono

Os distúrbios de sono, como insônia, apneia do sono, sonolência excessiva durante o dia, síndrome das pernas inquietas, bruxismo, paralisia do sono, dentre outros, são relativamente comuns a uma série de pessoas. Esses comportamentos ocorrem devido a fatores relacionados, principalmente, aos hábitos do estilo de vida atual.


A prática de esportes promove uma sensação de relaxamento e consome uma carga energética do organismo que propicia uma qualidade de sono muito elevada. Dessa forma, permitindo que todos os estágios do sono sejam alcançados. 


É importante ter atenção apenas às atividades esportivas realizadas em períodos noturnos. Isso porque a descarga de adrenalina pode dificultar o estado de sonolência durante algumas horas.

  • Praticar esportes aumenta a sua autoconfiança

Ao praticar esportes o seu organismo consome mais calorias para prover energia e ainda desenvolve massa magra. Com isso, promove mais músculos, o que auxilia a melhorar a autoconfiança e autoestima.


Ainda assim, é importante ressaltar que a prática de esportes ou atividades esportivas não devem estar relacionadas a busca por um corpo que se encaixe em algum padrão de beleza. Esses tendem a ser extremamente limitantes e correspondem a uma série de implicações em problemas de fundo emocional, sociológico e psicológico.

  • Praticar esporte auxilia no desenvolvimento das crianças

Além do óbvio desenvolvimento físico e motor que a prática de esportes promove para as crianças, a atividade também auxilia em funções importantes do ponto de vista psicológico. Podem ser citados: trabalho em equipe, espírito de liderança, relação saudável com a derrota, capacidade de seguir regras e orientações etc.


É sempre válido ressaltar que o esporte, principalmente na fase da infância, deve ser tratado prioritariamente como uma atividade de lazer e entretenimento. Isso para que a criança se sinta estimulada pela prática, e não crie nenhuma rejeição e bloqueio relacionado ao grande ambiente competitivo de cobrança por resultados.


Afinal, já comentamos sobre a importância e ainda demos dicas de como manter os cuidados ao correr durante a pandemia, além de falar sobre as vantagens da máscara da Safe Sport.